sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

PROGRESSIVE ROCK - PSICO - Al's/ Epitáfio - 1978

Outra pérola de Portugal, o Psico foi formado em 1968 em Porto e infelizmente lançou apenas um compacto dez anos depois, acabando pouco tempo depois disso. As duas músicas Al's e Epitáfio trazem um ótimo e bem trabalhado rock progressivo, todas instrumentais, lembrando Gentle Giant, com destaque para o teclado e bateria.
Link

Blog Bissaide:

Ao longo do resto da década de 1970, os Psico acolheram músicos como António Garcez (voz, futuro Arte & Ofício e Roxigénio), Fernando Nascimento (guitarra, ex-Grupo 5 e futuro Arte & Ofício), Álvaro Marques (bateria, futuro Jafumega), Sérgio Castro (guitarra, futuro Arte & Ofício). Em 1977, e após a morte do baixista Gino Guerreiro, o grupo é constituído por Toni Moura (guitarra), Filipe Mendes (guitarra baixo), Zé Carlos Almeida (teclado) e Álvaro Marques (bateria). Apresentam-se ao vivo no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, com o espetáculo cênico Epitáfio Sinfónico (que dedicam à memória do companheiro desaparecido), e no ano seguinte vêem finalmente publicado aquele que é o único disco conhecido do grupo. Trata-se de um single com as composições Al's e Epitáfio, um trabalho em que ficou bem patente a versatilidade e a técnica musical dos Psico. Infelizmente, apenas o primeiro destes temas conheceu reedição em suporte digital, através da compilação Biografia do Pop/Rock.

Portuguese pearl, Psico was formed in 1968 and unfortunately just released a single 10 years after, in 1978. The two songs Al's and Epitáfio bring a great progressive rock, remembering Gentle Giant. Emphasis on keyboards and drums.  


Toni Moura (guitarra)
Filipe Mendes (guitarra, baixo)
Zé Carlos Almeida (teclado)
Álvaro Marques (bateria)

A - Al's
B - Epitáfio

Nenhum comentário:

Postar um comentário